terça-feira, 17 de novembro de 2009

Tagutinga é uma cidade muito grande e com muitas escolas, mas a escola que eu vou falar agora é especial em tudo, além de ter alunos portadores de necessidades especiais tem professores talentosos e esforçados e graças a eles é que essa escola desenvolveu um projeto belissímo contemplando as mães dos alunos que ia deixar seus filhos lá e ficavam esperando até acabar a aula, cerca de 4 horas. Diante disso eles resolveram inserir essas mães no projeto, elas aprendem diversas técnicas de artesanato e mais este ano ainda receberam um apoio que foi a conquista de uma sala de alfabetização para as mães que necessitam dessa aprendizagem. O projeto hoje rompeu com seu principal objetivo que é as mães em ambiente escolar, elas hoje participam de exposições e feiras de artesanato, alcançando assim sua dignidade.. O objetivo principal desse projeto é promover uma educação ambiental por meio do aproveitamento de materiais recicláveis conseguidos por meio de coleta seletiva.
O projeto é sustentado principalmente por vendas de bonecas Abayomi, criadas pela maranhense lena Martins, as bonecas são feitas de retalhos, sempre negras, são o símbolo da busca pela auto-estima e reconhecimento da identidade afro Brasileira.
Se todas as escolas seguissem esse exemplo fazendo uma parceria com a comunidade ajudariam muitas mães que as vezes ficam deprimidas por não terem o que fazer e ainda estariam ajudando-as a ganhar um dinheirinho.

3 comentários:

  1. REALMENTE É MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE ESSE PROJETO. O VALOR QUE ELAS TEM PARA A SOCIEDADE É MUITO GRANDE E O FATO DE ENSINAREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE TAMBEM É OTIMO, A PRODUÇÃO ATRAVES DE MATERIAL RECICLADO É MUITO BOA, ESSA INICIATIVA DEVE MUDAR A VIDA DE MUITAS DESSAS MÃES.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisangela
    Que belo é o teu blog. Vamos trocando as impressões sobre a tarefa.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisangela, que projeto lindo! Ele vai integrando as pessoas na vida escolar e na sociedade. Parabéns a todos por esse projeto. Um grande abraço. Tatianne.

    ResponderExcluir