domingo, 15 de novembro de 2009

Meu texto foi feito através de observação numa escola da rede pública, sobre o processo de planejamento e avaliação da escola, que envolve desde a fase anterior ao inicio das aulas, o durante e depois, todo início de ano é feita uma proposta pedagógica que vale para todo o ano letivo onde se define todas as ações e eventos que serão feitos na escola durante o decorrer do ano. Os professores se reúnem uma vez por semana para desenvolver o planejamento escolar coletivo e decidir o que será feito cada professor fica responsável por fazer seu próprio plano de aula com a ajuda da coordenação, sendo que neste dia os professores devem expor também os problemas que estão acontecendo em sala de aula, devem fazer um plano de aula criativo e de acordo com a realidade da comunidade onde esta inserida a escola, a escola também desenvolve algumas atividades extra-classe como passeios ao zoológico e a casa da moeda,sendo que estes passeios também servem para arrecadação de verba sendo que esta verba é utilizada para benfeitorias na própria escola, já que a verba dada pelo governo além de demorar para ser repassada é muito burocrática sendo que alguns ajuste devem ser feitos imediatamente, quando não são utilizados para consertos são utilizados para compra de materiais pedagógicos, as crianças dispõe de parque e também um período dedicado a leitura estimulado pelo professor da turma, dispõe também de um professor que ajudam crianças com dificuldades, essas dificuldades são diagnosticadas pelo professor regente, esse trabalho é feito no período contrário a aula da criança, eles chamam de reforço escolar.Trazendo para nosso estudo posso dizer que esse planejamento classifica-se como avaliação diagnóstica que se define quando o professor esta sondando as aprendizagens já trazidas pelo aluno no início da aulas e verificando o que cada um já sabe e onde se tem mais dificuldade e também avaliação formativa quando o professor identifica a falta de um progresso por parte do aluno que esta tendo dificuldade em superar uma fase e é encaminhado para o reforço, sendo que o processo esta em andamento e eles procuram melhorar o nível do aluno. As avaliações são feitas através de um registro que eles chamam de RAv (registro de avaliação), onde o professor anota as habilidades que o aluno venceu no decorrer do ano e também suas dificuldades, são aplicadas provas mas que não tem valor de notas mas sim de menções, as provas são obrigatórias, devendo ter pelo menos uma por bimestre, os trabalhos e o RAv trazendo para a nossas aulas podemos chamar de avaliação somativa que compreende avaliação de resultado podendo o aluno ser reprovado ou não.
Achei muito interessante o critério de avaliação dessa escola uma vez que o aluno não é avaliado apenas por provas, mas sim pelo que ele faz durante todo o ano, pude observar que a escola não depende totalmente de verbas do governo e que é uma escola organizada e bem estruturada.

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