quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Como tudo começou...

Vou falar sobre a cidade onde moro há alguns que se chama Taguatinga...
Antes de ter esse nome ela teve alguns outros mas vamos começar devagar, voucontar um pouco como tudo aconteceu...
A rigor, tudo começou quando a Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) já estava superpovoada e as invasões proliferavam diariamente. Chegou-se ao extremo de se interceptar caminhões na estrada obrigando-os a retornarem às suas cidades de origem.
O traçado da cidade tinha sido previsto por Lúcio Costa anteriormente como cidade-dormitório para 25 (vinte e cinco) mil habitantes e deveria nascer 10 anos depois da inauguração de Brasília, porém, um fato inesperado precipitou os acontecimentos. No Sábado, dia 31 de maio de 1958, o então presidente Juscelino Kubitschek iria jantar com amigos num dos restaurantes da cidade do Núcleo Bandeirante os migrantes sabendo disso, reuniram-se em grande massa popular empunhando faixas com os seguintes dizeres: "Viva a Vila Sara Kubitschek". O Doutor Israel Pinheiro, na época presidente da NOVACAP, tomando conhecimento do fato, enviou ao local uma comissão que falou à multidão prometendo solucionar imediatamente o problema habitacional, instigando assim, Lúcio Costa a abreviar a conclusão dos projetos da primeira cidade do Distrito Federal cuja demarcação foi de responsabilidade dos topógrafos Maciel e Décio. O médico Ernesto Silva, então executivo da NOVACAP, fez a primeira distribuição de lotes daquela que se denominava a partir de então, Vila Sarah Kubitschek, logo depois, Santa Cruz de Taguatinga e mais tarde Taguatinga. Em dez dias foram alojados mais de 4.000 (quatro mil) pessoas e todos receberam seus lotes com direito a ocupação. Cerca de 1.000 (mil) fossas foram construídas, a rede provisória de água potável foi instalada, o transporte viário instituído e foi assegurado aos habitantes assistência médica. Aos seis meses já estavam em funcionamento escolas, hospitais e casas para professores. Os primeiros loteamentos para moradias tiveram suas construções edificadas em madeira. O planejamento de Taguatinga não obedeceu a um estudo antecipado, tanto da área como das condições de meio ambiente e outros fatores. Lúcio Pontual Machado e Milton Pernambucano, titulares da então Assessoria de Planejamento da NOVACAP para as cidades, adaptaram o que seria um planejamento com o que já existia ocupando as margens das matas ciliares existentes.
A cidade foi fundada em 5 de junho 1958, em terras que anteriormente pertenciam à fazenda Taguatinga. O nome tem origem indígena e significa "Ave-branca". Com efeito, o gavião-tesoura - predominantemte branco - é muito comum na região, embora não se tenha registro de o animal ser conhecido por "taguatinga". A tradução moderna, "Barro-branco", não parece razoável, pois seria muito curioso que um lugar onde o barro é completamente vermelho tivesse o nome de "Barro-branco".

4 comentários:

  1. Olá, Elisangela.
    Quantas histórias interessantes prá contar, não é mesmo?
    Nossa comunidade se assemelha por ter origem indígena. Quem sabe possamos descobrir ainda,mais semelhanças no decorrer de nossas pesquisas?
    Um abraço,
    Elleoni

    ResponderExcluir
  2. Olá Elisangela,

    Achei a formatação do seu blog jornalística,parabéns!Já morei em Taguatinga e amigos meus que vinham de fora achavam atraente a diversidade desta cidade.

    Tudo de bom!
    Rejane Pacheco.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisangela!
    Muito interessante essa história.
    Não sabia que Taguatinga tinha origem indigena.
    Muito bom.
    Abraços
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Elisângela,lindo seu blog...Tenho ótimas lembranças de Taguatinga,passei uma boa parte da minha infância me divertindo na casa de uma tia que morava aí!!!!Bj

    ResponderExcluir